Déia Neves



Andréia Neves, Déia, é paulista, com alma mineira, neta de cabocla, filha de nordestinos de Maceió/AL, decente de espanhol (pai) e português (mãe). Doce, firme, cheia de ternura e atenção, vaidosa na medida certa, tímida, mas sem medo de dizer a verdade, às vezes dura, amiga, sincera como poucas pessoas conseguem ser e, irremediavelmente romântica.

Já trabalhou na segurança pública como responsável pelo Departamento Financeiro, atuou em projetos sociais na cidade de Diadema e exerceu por mais de 21 anos o cargo de secretária de diretoria, hoje dedica seu tempo ao estudo da filosofia e literatura.

Cursou Magistério, porém não chegou a exercer. Capacitou-se em: especialista em e-mails eficientes e documentos oficiais; Penas no Movimento de Alfabetização para Adultos; Técnicos Oficiais de Contas (TOC´s); Acordo Ortográfico para novas gerações e Bom funcionamento na Gestão Pública.

Déia Neves foi a idealizadora e moderadora do Site Poeta Victor Chaves, o qual foi carinhosamente chamado de castelo pelos 05 anos que esteve no ar, (possuindo um acervo particular guardado com muito carinho) onde se encontravam, revestidas de toda uma ética da qual ela não abre mão, as notícias mais atualizadas sobre a dupla Victor & Leo, com foco todo especial em Victor Chaves. O SDP nasceu como blog em fevereiro de 2008, tornando-se site em dezembro do mesmo ano. Durante os 5 anos e três meses no ar, o SDP, sofreu ataque de hackers, necessitando ficar fora do ar durante muito tempo até ser arduamente resgatado “do zero”, e, encerrou suas atividades com mais de 5.500.000 acessos, em março de 2014.

Cheia de encantamento por música e poesia, já estudou canto lírico, dança e violão. Suas viagens prediletas são as que faz através de livros, e são tantos livros, de tantos autores, de filmes, de músicas, e praticamente é impossível descrever o mundo que carrega em seu coração, mas é possível ler um pouco de sua alma intensa, nas linhas de seus escritos que, corajosamente, decidiu compartilhar com o mundo através deste site, também carregado da deliciosa “misturança” que harmoniosamente condimenta a vida de Déia Neves. Inicialmente denominado Favo Real, foi criado há 03 anos, depois se chamou Dentro da Concha e, em seguida, Onírico Imperfeito.

As mudanças de nome acompanharam as mudanças de foco, cada foco, acompanhou a essência de momentos especiais, até que, em dado momento, tudo se mesclou e nasceu "Assim como Sol" que, além de reunir todos em um só, onde Déia apresenta textos ricos em miscelâneas de acontecimentos reais, vivências, desejos e fantasias que permeiam seu cotidiano, compartilhado-os com o leitor dias após dia.

E assim é Déia Neves, uma “misturança” de sentimentos, amores, sabores, alegrias, dores, lamentos, numa grandeza que brilha, que arde, se inflama, que alimenta a vida e dela se alimenta, que se esconde, escurece e depois renasce e torna a brilhar, como se jamais houvesse escurecido, exatamente Assim Como Sol.

Por Milena Palha