Biscoitos de coco SEM GLÚTEN

em 31 de agosto de 2017


Ingredientes

50 gr de coco ralado
150 gr de farinha de arroz
150 gr de polvilho doce
01 pitada de sal
02 colheres de sopa de manteiga
05 colher de sopa de açúcar (pode ser o de sua preferencia, demerara, de coco, adoçante)
01 colher chá de goma xantana
02 ovos
01 colher de chá de fermento
40 ml de leite de coco (mais ou menos 40 ml é bem pouco, 1/4 de xícara em média)

Preparo

* Primeiro que tudo, vamos hidratar o coco (essa etapa é essencial especialmente se você comprar o coco ralado de pacotinho, pois ele estará bem seco). Misture o coco com o açúcar e o leite de coco, faça uma pasta. Se o coco for fresco você pode usar imediatamente, se for coco de pacotinho deixe hidratar por pelo menos 40 minutos, só então comece o preparo da massa.

Em um recipiente misture todos os ingredientes secos, adicione os ovos, a manteiga e misture com as mãos.
Acrescente metade da pasta de coco e açúcar e amasse, se for necessário coloque mais (é importante ir colocando aos poucos para não perder o ponto da massa). Reserve a pasta que sobrar.
A massa deve ficar lisa, sem grudar nas mãos, se houver necessidade coloque um pouquinho de farinha de arroz, tente por pouco.
Enrole e corte modelando a gosto.
Eu fiz formato de cookie, faça uma bolinha pequena e amasse, deixando uma suave parte mais funda no meio, faça fina, pois assa mais rápido e fica saboroso.
Coloque os biscoitos lado a lado em uma forma untada e enfarinhada com farinha de arroz, ou forre com papel manteiga.
Com uma colher coloque um pouquinho da pasta de coco que você reservou sobre cada um dos biscoitos. (Não coloque muito, pois caí e queima os biscoitos embaixo.

Leve ao forno 180° até dourar.
Retire e deixe esfriar.
Guarde em um recipiente bem fechado.

* Essa receita é adaptada, a original não contém coco, nem leite de coco.
*Cuidado ao comprar os ingredientes, preste atenção nos rótulos, se todos dizem "SEM GLÚTEN", afinal não queremos estragar a receita por causa de 01 ingrediente.
*Eu usei açúcar de coco, mas você pode usar açúcar comum, em sua maioria os açúcares não possuem glúten, mas não custa conferir.

Esse biscoito não é excessivamente doce, eu gosto assim, mas você pode modificar essa receita a seu gosto, fazer o biscoito sem o coco e sem o leite de coco e em cima colocar goiabada, gotas de chocolate, só lembre de comprar chocolate sem glúten. Pode cobri-lo com calda de chocolate após assado (use chocolate em pó sem glúten, sugiro o do Padre ou o da Yoki sem glúten), mas, as calorias são por sua conta, rs.

Essa receita foi testada e aprovada.

Eu faço para lanche da semana, quando sobra eu conservo em geladeira. Depois esquento rapidamente no forno convencional, assim como a broa que postei aqui.

Bom apetite!

E.T. Na hora de postar, eu que sou toda orgulhosa de ser uma defensora do novo acordo ortográfico, fiquei toda doidinha com o "Côco ou Coco", então mais uma vez vamos aproveitar a oportunidade para fazer bom uso do espaço para enaltecer os conhecimentos do português:

"A grafia oficial, registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de letras, é: muçarela, paralisação, empecilho, privilégio e COCO.

E por que COCO não tem acento circunflexo? Simples. Nunca acentuamos graficamente as palavras paroxítonas terminadas em “o”: ovo, olho, novo, bolo, jogo, teto, sapato, palito…

Assim sendo, COCO também se escreve sem acento gráfico."

fonte: portuguêssemmisterio.com

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante para nós!