Receita: Bolo de Chocolate sem Trigo

em 1 de abril de 2017




Olá amores, hoje vim compartilhar com vocês uma receita de bolo de chocolate sem trigo MARAVILHOSA (olha que coisa boa, gluten-free!) que fiz semana passada e que fez tanto sucesso aqui em casa que eu senti essa necessidade mostrar pra vocês também. O bom é que essa receita é bem simples, somente 5 ingredientes, e se eu consegui fazer, todo mundo consegue.
Sério, não existe pessoa mais estabanada que eu, e se Gisele conseguiu separar clara de gema, e depois bater a clara em ponto de merengue, QUALQUER pessoa consegue! Vamos a receita?



BOLO DE CHOCOLATE SEM TRIGO

Ingredientes:

85g de manteiga sem sal
226g de chocolate meio amargo
6 ovos (você deve separar as gemas das claras, então serão 6 claras e 6 gemas)
1/2 xícara de açucar
1 pitada de sal

Instruções:

1. Pré aqueça o forno à 180ºC. Unte com manteiga uma forma média de fundo removível (é importante que a forma seja de fundo removível, porque o bolo tem uma consistência de brownie e mesmo untada, ficaria muito difícil de desenformar). Outra dica é que no fundo da forma, eu coloquei também papel manteiga, só pra formar uma base e deu super certo. Reserve a forma.

2. Em uma tigela grande derreta o chocolate e a manteiga em banho maria, mexendo aos poucos - pode ser no microondas também. Uma vez derretidos, deixe esfriar e acrescente as 6 gemas e misture. Adicione a pitada de sal e misture novamente. Importante: deixe o chocolate esfriar, porque se você colocar as gemas com ele ainda quente, elas vão cozinhar.

3.Com uma batedeira - ou na mão se você tiver força e disposição - bata as claras. Quando elas começarem a espumar, começe a acrescentar aos poucos o açucar. O ponto das claras é quando você consegue criar com elas uns bicos firmes - o famoso ponto de merengue. 

Ponto de Merengue

4. Misture 1/4 das claras na mistura de chocolate. Depois aos poucos vá misturando o restante das claras à mistura, e aqui está o segredo e onde você deve tomar cuidado. O primeiro quarto das claras, você pode misturar bem, mas o restante, você deve misturar gentilmente, com movimentos de dentro para fora, para não perder o aerado das claras, essa massa tem que ficar aerada, leve. Não se preocupe se você ainda ver algumas partes brancas na mistura é assim mesmo, se misturarmos demais, o ar vai embora.

5. Derrame essa mistura na forma e alise um pouquinho para arrumá-la e coloque no forno por cerca de 40 - 50 minutos, isso vai depender do seu forno. O bolo vai inchar e a parte de cima ficará rachadinha, é assim mesmo. Se você quiser colocar um palito dentro, o ponto deve ser o de brownie, o palito sairá um pouco molhadinho, é esse ponto que estamos buscando, crocrante por fora e molhadinho por dentro.

6. Depois de pronto retire do forno para esfriar. O bolo irá murchar bastante - e é pra ser assim mesmo - e a parte te cima vai rachar um pouco mais. Aconselho que só desenforme depois de totalmente frio, fica mais fácil. 

Agora meu bem é só aproveitar! O gosto é parecido com o de um brownie, mas ao invés de pesar na boca, ele derrete, por causa do ar das claras. Super leve!! Como aqui em São Luís é super quente e depois de um dia ele começou a derreter, eu o coloquei a geladeira e durou a semana toda. Gelado, ele fica com a consistencia mais firme, mas ainda assim não perdeu a leveza. 

Recomendo demais! Faça e depois venha aqui me contar o que achou. E Déia, se joga, como te falei, se eu cosegui fazer, você vai tirar de letra! =)


Um comentário

  1. Gisa do céu, vou me jogar kkkkkkk, não dá pra evitar amiga é obrigada por compartilhar 😉😘

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante para nós!