Anemia

em 7 de dezembro de 2016


Miga sua loka, ta com dor nas pernas,  sonolência?  Canseira? Muita dor de cabeça?  E colocou tudo na conta da correria  do dia a dia? Se liga, amiga, uma em cada 3 mulheres tem anemia e nem sabem! Mas, nós  vamos falar disso e esclarecer tudinho,  porque falou de empoderamento de informação,  falou de #assimcomosol !!!

Não, anemia não é coisa de criança! Uma em cada três mulheres no mundo apresentam os sintomas e 95% delas têm o tipo ferropriva, causado pela deficiência de ferro no corpo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Como ela pode ocorrer? As mulheres em idade fértil acabam perdendo uma grande quantidade de sangue durante a menstruação e no pós-parto. Na gestação, precisam de doses extras do nutriente para ajudar no desenvolvimento da criança. Nesses casos, quando não há a reposição de ferro, surgem os sintomas da anemia: palidez, sonolência, fraqueza, dores musculares e de cabeça.

Em casos extremos podem ocorrer até desmaios e convulsões. “A diminuição na quantidade de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos no sangue prejudica o transporte de oxigênio no organismo”, explica o hematologista José Francisco Comenalli Marques Jr., da Unicamp (SP). A melhor forma de detectá-la é através de um exame de sangue. O nosso organismo não produz ferro, mas consegue absorvê-lo por meio da alimentação.

Vale lembrar que existem  alguns tipos de deficiência de ferro,  eu por exemplo, tenho deficiência  de ferritina... Por isso procure um endocrinologista,  para realizar exames e com o auxílio de uma nutricionista,  tudo vai ficar mais fácil e sem sofrimento. Nada de sair fazendo dieta sem fazer exames heim amoras...

Agora tem uma diquinha de ouro, sempre após as refeições,  chupe uma laranja ou tome suco de laranja,  ela ajuda  na absorção dos  nutrientes dos alimentos, principalmente o ferro.

Atenção!
Mesmo quem tem anemia por falta de ferro não deve exagerar no consumo do mineral, pois o excesso também pode causar anemia. Siga uma dieta balanceada e, se os sintomas permanecerem, consulte um médico.

Inimigos do ferro
Chá preto e café (ricos em tanino), cereais, nozes e sementes cruas (fontes de fitatos) e leite, iogurte e queijos (cálcio) diminuem e até impedem a absorção do ferro de origem vegetal. Comer creme de espinafre ou tomar cafezinho após a refeição, nem pensar!

Carne vermelha, sim!
A melhor fonte de ferro é, definitivamente, a carne vermelha, pois contém a proteína que o corpo humano absorve melhor. O fígado também é outra excelente fonte, porém é preciso ter cuidado com a quantidade consumida, por causa do excesso de gordura.

Força extra 
As vegetarianas devem redobrar a atenção com a quantidade do mineral ingerida nas refeições, já que não comem carne vermelha.

Pronto amoras, agora é ficar de olho e se cuidar, ja sabemos que leite e café não combinam com nossos nutrientes,  Agora é só fazer os exames, se alimentar bem e sucesso  total.

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