Novembro Azul

em 9 de novembro de 2016


Oie amoras!

Hoje nós vamos falar do Novembro Azul, que é o mês dedicado a prevenção ao câncer de próstata, mas Deia, “cejura”? Juro!

Apesar de termos a maioria leitoras mulheres, nós sabemos que quem leva nossos homens (pais, filhos, maridos, irmãos), somos nós mesmo, então mais uma vez vamos nós entender a gravidade dessa doença que mata 01 homem a cada 40 minutos no Brasil! Por isso a importância de diagnosticar a doença bem no começo, quando a possibilidade de cura chega a 90%.

A indicação do exame é a partir dos 50 anos, mas para negros e pessoas que já tem histórico da doença na família se indica a partir dos 45 anos. Eu já atormento meu irmão desde que ele tinha 40 anos... #Soudessas gente! Graças a Deus ele tem feito os exames de sangue e sem alteração, mas se não é a gente ficar no pé, ele que agora tem 55 anos não teria ido!

Sabe o pior gente? Os sintomas só aparecem em estado avançado e são:
-Micção frequente.
-Fluxo urinário fraco ou interrompido.
-Impotência.
-Vontade de urinar frequentemente à noite.
-Sangue no líquido seminal.
-Dor ou ardor durante a micção.
-Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
-Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.

Se a doença se disseminou (espalhou), o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.

Mas doenças benignas da próstata, como hiperplasia prostática também causam os mesmos sintomas.

Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e tratada de imediato.
Agora segundo os médicos, apesar de ser uma doença grave, se tratada, homens com doença de próstata desde que tratados não morrerão dessa doença!

Então amigas, vamos pegar na mão desses teimosos e coloca-los para se mexer e fazer os exames que são no momento do rastreamento com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal.

Hoje amores, os médicos pedem primeiro o exame de sangue e em caso de alguma alteração aí sim faz o exame de toque, mas é coisa rápida e um minutinho de constrangimento pode salvar vidas!

Então vamos dar a mão e força para nossos queridos homens porque nós mulheres já estamos acostumadas a passar pelos perrengues e constrangimentos não é? E homens surpreendam-nos! Força seus lindos!!!

Fonte: Oncoguia

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante para nós!